sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Estou cada vez mais convencido do poder que o cinema tem de tematizar conflitos pessoais e coletivos. O clássico "Giant" (em português, "Assim caminha a humanidade") de George Stevens, 1956, baseado no romance de Edna Ferber, é uma belíssima interpretação de como o capitalismo entra no Texas. Como o mundo moderno vence paulatinamente o mundo rural. Como Gilberto Freyre descreveu em seu Sobrados e Mucambos, referente ao Brasil, o estilo de vida moderno vai aos poucos fazendo sucumbir o potentado rural, em termos sociais e econômicos.
O filme gira em torno de uma família fazendeira tradicional, que por azar doa a um funcionário um pedaço de terra que tem petróleo. Este enriquece rápido e vira o algoz dos antigos patrões. O filme retrata em detalhes a ascensão do novo poder do petróleo em detrimento do poder anterior da fazenda de gado, bem como as ambiguidades e infelicidades de ambos os lados, o do ralé que ascende e o do decadente que não perde a pose. Como a belíssima narrativa de Freyre sobre o Brasil, na qual o Estado entra na casa do senhor rural e rouba seus filhos colocando-os contra os valores do mundo rural, enquanto portadores dos valores individualistas e do conhecimento moderno, o filme retrata também o drama do fazendeiro que perde seus filhos para o novo mundo. Seu filho vira médico ao invés de assumir a fazenda e a filha cai nos braços do novo rival, seduzida pelo mundo que ele incorpora e simboliza.
Um filme indispensável para quem ama a arte e o pensamento crítico.

2 comentários:

  1. Quero ver este filme!
    Quanto ao prometido não foi esquecimento, enviarei assim que tiver acesso.

    Muito boa sua postagem. Assim que tomar conhecimento deste filme virei para dar minha opinião...

    Um abraço,

    zebulom

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabricio. Sempre acompanho as suas reflexões. São excelentes e constituem colunas para algumas de minhas reflexões. No Brasil movimentos sociais se lançam contra os latifundiarios... do campo, enquanto a indústria de petróleo que polui e agride ao meio ambiente são defendidos por estes mesmos movimentos. Movimentos sociais estes que pretendem defender a ecologia... Não são retos no pensar... Não o vejo mais no blog outros campos.
    Aguinaldo.

    ResponderExcluir